ORIGEM E CARACTERÍSTICAS

Principais raças:

HOLANDESA

- origem: HOLANDA
- características: é a raça que produz mais leite, a cor da pelagem,pode ser malhado de branco e preto ou vermelho e branco, as vacas são grandes e pesadas.

JERSEY

- origem: ilha de JERSEY,no CANAL DA MANCHA entre a FRANÇA e a INGLATERRA.
- Características: é a raça leiteira de menor tamanho mas produz muito leite e come pouco, a cor da pelagem é parda , cinzenta ou amarelada, com áreas pretas, principalmente nos touros, com manchas brancas ou não, é a raça que produz o leite mais gordo,é um animal bastante manso.

GUERNSEY

- origem: ilha de GUERNSEY no CANAL DA MANCHA.
- características:é uma raça pouco conhecida mas é uma boa produtora de leite, a cor da pelagem, malhada de amarelo ou malhada de branco,também é uma raça que produz o leite gordo.

PARDO SUÍÇO

- origem: SUÍÇA.
- características: é uma raça que produz bastante leite mas tambem produz carne, a cor da pelagem,parda ou castanho

GIR LEITEIRO

- origem: ÍNDIA
- características: é uma raça existente em muitos rebanhos no país, a cor da pelagem é muito variada com vários tipos de tonalidade. A pelagem mais comum é a chita. É uma raça que possui orelhas bem grandes, voltadas para baixo, cupim grande e tetas grossas e grandes. Produz um leite gordo, bom para fazer queijos.

GIROLANDO

- origem: BRASIL
- características: é uma raça originada do cruzamento do gado Gir e do Holandês, a cor da pelagem pode ser malhada de branco e preto ou chita. Sendo o melhor cruzamento para produção leiteira.

ALIMENTAÇÃO
As vacas gostam de comer capim, ração de milho,soja,trigo,algodão, sorgo, silagem e feno (capim seco).
Elas comem até 7,0 quilos de ração por dia e mais ou menos 30 quilos de capim.
Os bezerrinhos bebem leite na mãe, em baldinhos ou em mamadeira. Quando tomam na mamadeira, bebem mais ou menos 4 litros por dia,geralmente 2 litros pela manhã e 2 litros à tarde, até mais ou menos 60 dias de idade.


DADOS REPRODUTIVOS

Maturidade sexual

18-24 meses

Tempo de gestação 

 280 dias

Número de crias por parto

1

Número de partos por ano 

1

 

HÁBITOS E CURIOSIDADES

  • As vacas comem geralmente nas horas mais frescas do dia e durante a noite, e dormem reunidas à noite.

  • Os bezerrinhos brincam entre si, dando pulos, coices, cabeçadas e correndo com os outros.

  • O ser humano apresenta apenas 1 estômago, já os bovinos e as cabras apresentam 4 partes no estômago que fazem com que os animais consigam digerir o capim. 

  • Comem rápido o alimento e depois deitam ou ficam paradas nas sombras nas horas quentes do dia e para mastigarem de novo a comida.As vacas geralmente comem 8 horas por dia, descansam mais 8 horas e as 8 horas retantes do dia, elas remastigam o alimento.

  • Geralmente uma vaca cria de 1 bezerro de cada vez, mas raramente podem ter 2 bezerrinhos.

  • O tempo de gestação é de mais ou menos 9 meses ou 281 dias.

  • A vaca possui 4 tetas que podem produzir até 50 litros por dia,mas produzem às vezes 2, 3, 5, 10, 20 litros ou mais.

  • O macho da vaca chama-se boi ou touro e geralmente é mais bravo do que a vaca. A filha da vaca chama-se bezerra e quando desmama chama-se novilha.

  • Uma vaca vive mais ou menos de 10 a 18 anos.

  • A novilha começa a dar leite aos 24 meses de idade, em média.

  • O Brasil possui cerca de 160 milhões de cabeças de bovinos e o estado que mais produz leite é o estado de Minas Gerais, seguido de Goiás e São Paulo.

  • O leite da vaca pode ser tirado com as mãos e máquinas de ordenhar.

  • Em algumas fazendas os bezerros são criados em casinhas ou abrigos, onde ficam longe de suas mães, recebendo alimentação de seu criador.

  • Vacas chegam a beber até 100 litros de água por dia, em dias com temperaturas próximas a 30 graus.

IMPORTÂNCIA ZOOTÉCNICA
O leite é o principal produto da vaca, mas pode-se fazer queijos, iogurte, manteiga, requeijão, sorvetes e doces. Os principais queijos são o Minas frescal, a mussarela, queijo de trança, meia-cura, provolone, parmesão e outros. O leite de vaca apresenta cerca de 3,5 % de gordura.
O leite de vaca é recomendado para crianças, idosos e adultos, pois tem grande quantidade de sais minerais sendo bastante forte para as crianças crescerem sadias.
Dez litros de leite de vaca, fazem 1 quilo de queijo fresco + 9 litros de soro. Para fazer o Recomenda-se beber leite fervido ou pasteurizado para matar os micróbios responsáveis por doenças.
A pasteurização é o ato de ferver o leite e esfriá-lo rapidamente, para que este choque, mate as bactérias. 
A fabricação de iogurte consiste em colocar bactérias benéficas para fermentar o mesmo.

Voltar Topo