Origem e Características
 

A ave é "um animal que possui penas" parente dos répteis, ou seja, das cobras e lagartos. Olhe para a perna de uma galinha e verá que ela possuí escamas na perna como um lagarto.

Então agora quando perguntarem :  "Quem veio primeiro, o ovo ou a galinha?", você já sabe a resposta certa... É o ovo porque os lagartos já botavam ovos muito antes das galinhas existirem.

Não se sabe ao certo a quanto tempo a galinha existe no Mundo mas sabe-se que por ela o homem sempre se interessou. Quando ela vivia na natureza o homem a caçava, e quando foi domesticada passou a fazer parte do conjunto de animais domésticos que nos rodeiam fornecendo carne e ovos para nossa alimentação.

A primeira galinha foi criada na Ásia e até hoje acredita-se que todas

as raças que vivem no Mundo são parentes das galinhas que viviam por lá.

Em nosso país, a  galinha chegou  em uma das Caravelas de Pedro Álvares Cabral, o descobridor do Brasil, até então não existiam galinhas por aqui.

Com o passar do tempo, o homem misturou diversas raças de galinhas com o objetivo de formar animais melhores para botarem ovos, ou para crescerem mais  rápido e produzirem mais carne. Hoje, existem várias  misturas de raças de galinhas (linhagens)que de acordo com suas características podem ser   divididas em dois grupos que são os frangos ou galinhas caipiras  e as chamadas raças comerciais.

Frango ou Galinha Caipira

Os frangos ou galinhas caipiras crescem mais devagar e botam menos ovos que as galinhas comerciais, mas são mais fortes e resistentes , sendo mais difícil de ficarem doentes e morrerem. Esse tipo de galinha é aquela que é quase sempre criada solta no fundo do quintal do sítio. São de várias cores,podendo apresentar penas pretas, brancas, vermelhas ou marrons. Algumas aves possuem o pescoço pelado. Aqui no rancho do peãozinho podemos ver os frangos caipiras "Paraíso Pedrês".

 

Raças Comerciais

 

As galinhas ou frangos comerciais produzem mais, ou seja,  botam mais ovos e crescem mais rápido , no entanto são menos resitentes e precisam ser criadas em gaiolas ou galpões com cobertura e ter alimentação especial com ração. São as aves criadas pelas grandes indústrias que vendem frango e ovos. São basicamente de duas cores, ou brancas ou vermelhas, sendo que as galinhas brancas botam ovos brancos e as galinhas vermelhas botam ovos vermelhos. Aqui no Rancho do peãozinho podemos ver os frangos comerciais brancos "Cobb".

 

Dados Reprodutivos
 

Galinha      
Maturidade sexual 5-6meses

Tempo de incubação  21 dias  
Peso do ovo 55 gramas
Número de ovos 1/dia  
Avestruz    
Maturidade sexual 2,5 anos

Tempo de incubação 42 dias
Peso do ovo  1,5 kg  
Número de ovos 2/semana  
Peru    
Maturidade sexual 7 - 8 meses  

Tempo de incubação 28 dias  
Peso do ovo 85 dias
Número de ovos 3/semana  
Ema    
Maturidade sexual 1,5 anos  
Tempo de incubação 38 dias  
Peso do ovo 800 g  
Número de ovos 2/semana  
Codorna    
Maturidade sexua 2 meses  
Tempo de incubação 15 dias  
Peso do ovo  10 g  
Número de ovos 1/dia  
Pata    
Maturidade sexual  7 meses
Tempo de incubação 28 dias
Peso do ovo 65 g  
Número de ovos    1/dia  
Galinha d’angola      
Maturidade sexual 11 meses  

Tempo de incubação 27 dias  
Peso do ovo  40 g  
Número de ovos 3/semana  

 

Hábitos e Curiosidades

 

Os pintinhos quando nascem são muito sensíveis ao frio por isso devem ser aquecidos. Essa tarefa é feita na natureza pela própria galinha ou na criação pelo homem com o uso de aquecedores. Quando a ave cresce acontece o contrário, já com o corpo todo coberto de penas ela sofre com o calor nos dias mais quentes, parando de comer e tomando mais água para se refrescar.

As galinhas criadas soltas utilizam o bico, para ciscar o chão a procura de vegetais, insetos e minhocas, além dos grãos de milho e outros alimentos que recebem do criador. Com o hábito de ciscar a ave acaba também comendo pequenas pedrinhas que ajudam na digestão do alimento.

No caso das raças comerciais, não basta encher o papo das galinhas com qualquer tipo de comida. Deve-se fornecer um alimento completo que vá suprir todas as necessidades da ave e a fazer crescer forte e saudável. Esse alimento completo é a ração, um alimento balanceado por cientistas como o zootecnista e constituído de ingredientes como  soja, milho, óleo, vitaminas e minerais.

Um outro fato interessante sobre a galinha é que como outras aves ela possue alguns ossos cheios de ar. Esses ossos tem a função de deixar a ave mais leve para que possa voar.

  

Importância Zootécnica

 

A galinha hoje em dia é considerada uma maquininha de transformar ração em em dois alimentos baratos e de qualidade que são o ovo e a carne de frango.

O ovo é uma importante fonte de nutrientes para nossa alimentação  rico em proteínas, gorduras, fósforo e vitamina A, podendo ser consumido frito, cozido ou utilizado para fabricação de pães, bolos, bolachas, macarrão etc.

A carne de frango cada vez mais vem sendo produzida no Brasil e no Mundo também por ser uma alimento saudável, de qualidade e ser mais barata do que os outros tipos de carne como a carne de boi , de porco e de peixe. Quantas vezes você comeu carne de frango nessa última semana ?